Focaccia: a melhor que você já comeu

Você já ouviu falar em focaccia? É uma receita tradicional italiana de pão plano, o meio do caminho entre um pão e uma pizza. A Focaccia é uma receita muito simples, daquelas que agrada a todos e você pode fazer direto da sua casa! Veja o vídeo passo a passo.

Mas a busca pela focaccia perfeita não é uma tarefa fácil. Existem diferentes versões para a massa, diferentes combinações de ingredientes e recheios, mas uma coisa pode ter certeza: o sabor vai te surpreender!

Ingredientes

300 g de farinha de trigo

5 g de fermento seco

15 g de açúcar

90 ml de água

90 ml de leite

30 g de manteiga

5 g de sal

Os ingredientes para o recheio da focaccia é você quem decide.

Dica: tenha todos os seus ingredientes fracionados e prontos para serem utilizados na massa, assim você não vai precisar interromper os processos.

Passo 1 – Mistura dos ingredientes

Em um recipiente grande, misture os ingredientes secos, com exceção do sal, que será adicionado mais tarde. Mexa a massa com as mãos, homogeneizando os ingredientes secos.

Nessa receita eu tomei a liberdade de alterar um pouco a receita original italiana, vou utilizar metade de leite e outra de água. Faço isso porque quero que a focaccia continue macia por um longo tempo, quando nós utilizamos só água a massa fica deliciosa, mas no final do dia já começa a ficar mais rígida. Ao utilizar o leite temos um tempo maior para consumir a focaccia.

Após misturar os ingredientes secos, adicione todo o leite e apenas metade da água, misture inicialmente no centro da massa, com movimentos circulares. Aos poucos adicione o restante da água e comece a trabalhar com a farinha que está em volta do recipiente.

Depois de deixar a massa ficar homogeneizada, entre com a manteiga. Sove a focaccia até dissolver toda a manteiga, assim, você terá a consistência ideal para esse processo.

Passo 2 – Sova

Com os ingredientes incorporados, vamos começar o processo de sova. Lembre-se de nunca jogar farinha direto na massa, sempre nas mãos ou na bancada.

Jogue um pouco de farinha na sua bancada, deposite a focaccia e comece o processo de sova. Após algumas sovas já é possível notar a elasticidade se formando.

Quando estiver quase atingindo o ponto de véu, abra a massa e coloque o sal no centro. Continue sovando para que o sal incorpore em toda a sua focaccia. Para saber se atingiu o ponto de véu, separe um pedaço da massa e confira que ela tenha elasticidade, fique bem lisa e não rasgue com a pressão dos dedos.

Passo 3 – O formato

Agora vamos pegar uma assadeira comum, o tamanho depende da espessura que você deseja para a sua focaccia, caso queira que fique mais fina escolha uma forma maior e vice-versa.

Espalhe azeite por toda a assadeira, coloque a massa, adicione mais um pouco de azeite e cubra com um plástico. Agora deixe descansar entre 20 a 30 minutos, assim ocorrerá o processo de fermentação e o glúten presente nessa mistura irá “relaxar.”

Depois de descansada, basta distribuir a sua massa pela assadeira, espalhe as pontas até ocupar todos os espaços da forma escolhida. Em seguida, utilize o mesmo plástico que cobriu anteriormente e deixe fermentar até dobrar de tamanho.

Passo 4 – Modelagem da Focaccia

Com a focaccia já fermentada, vamos fazer furos na massa com as pontas dos dedos. Faça esse processo com calma, de maneira leve, com cuidado para não desmanchar a fermentação.

Após fazer os furos, adicione mais azeite por cima e, pronto, chegou a hora de saborizar a sua focaccia!

O sabor é da sua preferência, na receita de hoje eu escolhi fazer uma focaccia vegetariana, com tomate cereja, alho poró, cebola roxa, queijo parmesão e cebolinha.

Dica: é importante sempre colocar o tomate cortado e virado para cima, senão ele pode molhar a massa e impedir a cocção.

Vamos finalizar adicionando mais um pouco de azeite, um pouquinho de sal, e já está finalizada para ser levada ao forno!

A temperatura no forno doméstico deve ser média alta, entre 35 a 40 minutos.

Seguiu todos esses processos? Então, já temos uma focaccia devidamente assada e linda! Chegou a hora de cortar para vermos a maciez e a altura da sua massa. 

E aí, ficou feliz com o resultado da sua focaccia de hoje? Compartilha comigo aqui nos comentários se você gostou ou se ficou alguma dúvida!

Vamos juntos! Vejo você no meu canal no Youtube Chef Mancuzo, com aulas toda semana! BeijoOutroTchau!

4 comentários em “Focaccia: a melhor que você já comeu”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tablet-ebook-panificaçao

Baixe agora

Aprenda diferentes tipos de fermentação e +10 receitas detalhadas utilizando fermentação longa.