Fatia húngara, miolo macio e fofinho

Hoje vamos trabalhar com um clássico da nossa panificação: a fatia húngara. Essa receita é uma herança de família, passada de geração em geração, desde minha avó até chegar a mim, e agora compartilho com vocês.

A fatia húngara, também chamada de caracol húngaro ou sticky bun, consiste em um pão tradicional com uma massa macia e uma cobertura de coco. 

Embora o nome sugira uma origem específica, a verdadeira história por trás desse prato é um mistério. Acredita-se que tenha surgido na Europa Medieval e posteriormente tenha sido introduzida nas Américas, onde foi aprimorada e adaptada às preferências locais,

O que sabemos com certeza é que a fatia húngara conquistou os corações dos brasileiros, agora já existem diversas variações dessa iguaria.

Que tal se deliciar com um fatia húngara, esse pão tradicional com sua irresistível calda de coco, para alegrar o dia? Então, vamos mergulhar em mais uma receita seguindo o método “Ser feliz fazendo pão!”.

Ingredientes

Isca do fermento natural

  • Fermento Natural 50 g
  • Água 25 ml
  • Farinha de Trigo 25 g

Massa

  • Farinha de Trigo 300 g 100%
  • Fermento Biológico Seco 5 g 1,5%
  • Açúcar 40 g 13%
  • Ovo 1 unidade (50g) 16%
  • Isca do Fermento Natural 100 g 30%
  • Leite Integral 150 ml 50%
  • Manteiga 40 g 13%
  • Sal 6 g 2%

Recheio

  • Coco Ralado em Flocos Desidratado 100 gramas
  • Açúcar 80 gramas
  • Manteiga 80 gramas
  • Ovo 1 unidade

Calda

  • Leite Condensado 200 gramas
  • Leite integral 250 ml

Dica: Nesta técnica, vamos utilizar a fermentação mista. Portanto, o fermento seco é o principal, mas o natural é incluído como um pré-fermento, auxiliando na leveza e sabor do nosso pão.

Mas não se preocupe, caso tenha apenas o fermento seco, não tem problema, apenas retire o fermento natural e continue com a mesma receita. Agora, caso queira trabalhar apenas com o fermento natural, siga o processo da fermentação longa.

Modo de preparo

1º passo – Preparar a massa

No primeiro passo, iniciamos o preparo da massa da nossa fatia húngara misturando os ingredientes secos: a farinha de trigo, o fermento biológico seco e o açúcar.

Em seguida, adicione gradualmente os itens líquidos: o ovo, o fermento natural e o leite. Nesse processo é importante que não haja ingredientes secos visíveis.

A quantidade de leite pode variar nesta receita, dependendo da textura da massa, então é fundamental que você fique atento e ajuste o líquido conforme necessário durante o processo de mistura.

Posteriormente, incorporamos a manteiga. Agora, confie no processo, mesmo que inicialmente possa parecer desafiador, com a continuidade do trabalho a manteiga vai se integrar, gerando uma mistura homogênea e macia.

2º passo – Sovar

Agora é hora de começar a sova da fatia húngara para que ela desenvolva a elasticidade necessária para uma boa fermentação. 

Comece a sovar por cerca de três minutos e, em seguida, adicione o sal e continue o processo de sova.

É importante manter a menor quantidade de farinha possível na superfície de trabalho. Caso a massa comece a grudar, utilize um pouco de farinha nas mãos, mas evite adicionar o ingrediente diretamente ao preparo.

Após a sova, retire um pedaço e teste a elasticidade. Para isso, estique até que fique em uma espessura bem fina, conhecida como ponto de véu, mas não pode rasgar.

Agora, é hora de deixar o preparo descansar para que possamos modelar a fatia húngara. Para isso, modele em formato de um círculo, cubra com um pedaço de plástico ou pano de prato e deixe descansar por 20 minutos.

Esse tempo de descanso permitirá que a massa relaxe e facilite o processo de modelagem posteriormente.

3º passo – Recheio

No terceiro passo, vamos preparar o delicioso recheio de coco para a nossa fatia húngara. 

Para isso, misture todos os ingredientes necessários de uma única vez. Assim que estiverem bem misturados, seu recheio estará pronto para ser utilizado.

Porém, se você não é fã de coco, não tem problema. Você pode substituí-lo adicionando 2 colheres de chá de canela em pó e terá feito o famoso Cinnamon Roll, ou caracol de canela.

4º passo – Calda

No quarto passo, prepare a deliciosa calda que será despejada sobre a fatia húngara quando sair do forno.

Para isso, basta misturar os dois ingredientes necessários e reservar. Assim, sua calda estará pronta para ser utilizada e dar um toque especial à receita.

5º passo – Modelagem

Comece a modelagem abrindo a massa em um quadrado de aproximadamente 30cm x 30cm, utilize um rolo para garantir uma espessura uniforme.

Após esse processo, espalhe o recheio deixando um espaço de cerca de um dedo nas bordas.

Agora, vamos fechar o preparo enrolando-o cuidadosamente, certificando-se de selar bem as pontas para que o pão fique bem finalizado. Mantenha uma espessura uniforme ao longo do processo, e ao final, o ideal é obter um retângulo de cerca de 40cm.

Caso perceba que o recheio e a massa estão muito quentes durante esse processo, é recomendável colocar na geladeira por alguns minutos antes de cortar a fatia húngara. Isso ajudará a facilitar o corte e manterá a forma.

Com as fatias dispostas na assadeira, é importante pressioná-las levemente para que fiquem um pouco mais baixas. Isso garantirá que, durante a fermentação e o processo de passamento, elas mantenham a forma desejada.

Em seguida, deixamos a fatia húngara fermentar por cerca de 60 minutos. Assim, terá tempo para crescer e desenvolver seu sabor característico.

6º passo – Cocção

Na etapa de cocção da deliciosa fatia húngara, tenha preferência pela utilização da manta de teflon para evitar a necessidade de untar a assadeira. No entanto, caso você não tenha esse recurso disponível, é possível realizar a untura da forma de maneira tradicional.

Vamos levar as fatias ao forno doméstico pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Mantenha a temperatura por 10 minutos e, em seguida, reduza para 160 graus por mais 5 minutos. 

Para fornos turbo, recomenda-se uma temperatura de 160 graus de 12 a 15 minutos. Enquanto em fornos de lastro, a temperatura varia de 200 graus por 15 a 20 minutos.

Uma vez assadas e douradas, retiramos do forno e, enquanto ainda estão quentes, adicionamos a calda e uma pitada de coco ralado desidratado por cima. Finalizamos com o restante da calda sobre o coco.

Após esse processo, retiramos a fatia húngara da assadeira e as deixamos esfriar em outro local. No resultado final, ela deve apresentar uma textura úmida, macia e generosamente recheada, com o recheio distribuído por todo o pão.

Ficou curioso e inspirado para testar outros processos do método “Ser feliz fazendo pão!”? Conheça o meu canal no Youtube que está cheio de vídeos com dicas e receitas. Visite o canal “Chef Mancuzo” e inspire-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tablet-ebook-panificaçao

Baixe agora

Aprenda diferentes tipos de fermentação e +10 receitas detalhadas utilizando fermentação longa.