O pão petrópolis é um dos clássicos da padaria brasileira, uma receita que faz sucesso, principalmente, entre os cariocas.
Se você já morou no estado do Rio de Janeiro ou costuma passear por lá, com certeza já ouviu falar dessa iguaria. Ele é famoso pela sua fatia macia e levemente adocicada, que é tostada na frigideira e chega à mesa com a manteiga derretendo.
Não é uma torrada qualquer, o pão petrópolis é único e delicioso.
A receita leva esse nome porque surgiu justamente na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, desde então, foi passando de mão em mão até ganhar a fama que tem nos dias de hoje.
Já está com vontade de experimentar esse clássico da padaria brasileira? Então, vamos para mais uma receita utilizando o método “Ser feliz fazendo pão!”.
Ingredientes
Isca do fermento natural
- Fermento Natural 50 g
- Água 25 ml
- Farinha de Trigo 25 g
Massa
- Farinha de Trigo 300 g 100%
- Fermento Biológico Seco 3 g 1%
- Açúcar 40 g 13%
- Ovo 1 unidade (50g) 16%
- Isca do Fermento Natural 100 g 30%
- Leite Integral 140 ml 45%
- Manteiga 30 g 10%
- Sal 7 g 2,5%
Cobertura
- Gema de Ovos 1 unidade
- Leite integral 10 ml
- Café líquido 10 ml
Dica: Nesta técnica, vamos utilizar a fermentação mista. Aqui, o fermento seco é o principal, mas o natural é incluído como um pré-fermento, auxiliando na leveza e sabor do nosso pão petrópolis.
Mas não se preocupe, caso tenha apenas o fermento seco, não tem problema, apenas retire o fermento natural e continue com a mesma receita. Agora, caso queira trabalhar apenas com o fermento natural, siga o processo da fermentação longa.
Modo de preparo
1º passo – Preparar a massa
No preparo do pão petrópolis, vamos começar misturando todos os ingredientes secos: a farinha de trigo, o fermento biológico e o açúcar.
Utilize uma mão para misturar todos esses elementos e deixe a outra livre para continuar adicionando os ingredientes.
Em seguida, faça uma cavidade no meio da mistura e adicione os líquidos da receita: ovo, fermento natural e metade do leite. Lembre-se que aqui o leite é variável, adicione aos poucos até que não reste nenhum ingrediente seco.
Durante essa etapa, conte com a ajuda de um espátula, retire o excesso de massa da mão e continue misturando.
Faça o processo com calma, o importante é sentir a hidratação, tornando o preparo o mais liso e homogêneo possível.
Por fim, adicione a manteiga. Nessa hora pode parecer que não vai dar certo, mas acredite no processo.
Após alguns minutos, a manteiga começa a se incorporar e a sua massa começa a ter a aparência e consistência desejada.
2º passo – Sovar
Vamos começar o processo de sova do pão petrópolis. Esse momento é importante para desenvolver a elasticidade da massa, será ela a responsável por segurar a fermentação.
Sove por três minutos, em seguida, abra a mistura na mesa e adicione o sal. Continue sovando por mais três minutos.
Você sabe por que é importante adicionar o sol por último? O sal é um ingrediente bactericida, se adicionarmos antes e ele tiver contato direto com o fermento natural, pode danificar a receita.
Lembre-se! Cada pessoa tem uma temperatura na mão, então, se a massa estiver grudando, pegue um pouco de farinha, passe na mão e continue a sovar.
Nunca jogue farinha direto no pão! Neste caso, ele pode ficar muito pesado.
Para saber se já atingiu a elasticidade necessária para o seu pão petrópolis, retire um pedaço não muito pequeno e estique de forma que fique uma espessura bem fina. Se não rasgar com facilidade significa que você atingiu o chamado “ponto de véu” e já pode seguir para a próxima etapa do preparo!
Vamos deixar a massa descansar por 20 minutos para poder dar início à modelagem.
3º passo – Modelagem
Após o período de descanso, podemos dar início à modelagem do pão petrópolis.
Primeiro, abra a massa no formato de um retângulo. Nessa receita o ideal é usar uma forma retangular, com a medida de 11cmx20cmx9cm. Modele de acordo com a medida da sua forma.
Para a modelagem, comece fazendo alguns cortes na parte de baixo. Faça cortes verticais do tamanho de cerca de um dedo.
Depois, dobre no sentido do comprimento e sele a emenda com a base da palma das mãos, essa parte é a responsável por fechar o seu pão.
Agora, leve para a forma. Mas antes, lembre-se de untar a forma com óleo e farinha. Coloque bem no centro para que consiga atingir o tamanho desejado.
Antes de iniciar o processo de cocção, cubra o pão petrópolis com um pedaço de plástico ou pano de prato e deixe em um lugar reservado por em média 60 minutos.
Enquanto descansa, vamos falar sobre a cobertura do pão petrópolis, responsável por dar brilho e cor à receita.
Você já deve saber que esse pão é conhecido por ser mais escuro, por isso, nessa cobertura vamos misturar um pouco de café com ovo e leite.
Quando o seu preparo já estiver fermentado, pincele essa mistura e, prontinho, ele já pode ser levado ao forno.
4º passo – Cocção
Na cocção do pão petrópolis eu costumo usar o forno doméstico.
Leve o preparo para o forno doméstico pré-aquecido por 20 minutos a 180 graus. Mantenha nesta temperatura por 8 minutos, em seguida, abaixe a temperatura para 160 graus e aguarde mais 15 minutos.
Como saber se o pão petrópolis assou corretamente? Vamos checar a temperatura interna, o ideal é que o interior esteja acima de 90 graus.
Caso você não tenha um termômetro, não se preocupe. Use uma faca para medir a temperatura, se após inserir no interior do pão a ponta ainda estiver fria, significa que precisa de mais tempo no forno. Se estiver quente, pode retirar do forno.
Prontinho! Para apreciar o pão petrópolis da forma mais tradicional, experimente cortá-lo em fatias bem grossas e tostar na frigideira com bastante manteiga!
Ficou curioso e inspirado para testar outros processos do método “Ser feliz fazendo pão!”? Conheça o meu canal no Youtube que está cheio de vídeos com dicas e receitas. Visite o canal “Chef Mancuzo” e inspire-se!