Quem já provou donuts sabe a delícia que são, ainda mais se tiverem uma cobertura saborosa de chocolate! Agora, você pode aprender a fazer essa massa leve e fofinha em casa!
Donuts é uma palavra da língua inglesa que significa “rosca frita”, o preparo é extremamente popular nos Estados Unidos. Quem não conhece os donuts do seriado Homer Simpsons? Mas já faz um tempinho que vem se popularizando aqui no Brasil também!
Atualmente, você pode encontrar donuts pelos cafés e padarias da cidade, até porque é uma receita muito prática que vai muito bem no café da manhã ou até mesmo no café da tarde. Mas nada melhor do que poder preparar em casa e ainda fazer a cobertura que quiser!
Mão na massa! Vamos começar o preparo desse donuts perfeito e fofinho utilizando o método “Ser feliz fazendo pão!”.
Ingredientes
Isca do fermento natural
- Fermento Natural 50 g
- Água 25 ml
- Farinha de Trigo 25 g
Massa
- Farinha de Trigo 300 g 100%
- Fermento Biológico Seco 3 g 1%
- Açúcar 40 g 13%
- Ovo 1 unidade (50g) 16%
- Isca do Fermento Natural 100 g 30%
- Leite Integral 140 ml 45%
- Manteiga 30 g 10%
- Sal 7 g 2,5%
Cobertura
- Açúcar Cristal
- Chocolate Cobertura Meio Amargo
- Xerém de Castanha de Caju
- Chocolate Granulado
Dica: Nesta técnica, vamos utilizar a fermentação mista. O fermento seco é o principal, mas o natural é incluído como um pré-fermento, auxiliando na leveza e sabor do donuts.
Mas não se preocupe, caso tenha apenas o fermento seco, retire o fermento natural e continue com a mesma receita. Agora, caso queira trabalhar apenas com o fermento natural, siga o processo da fermentação longa.
Modo de preparo
1º passo – Preparar a massa
Para o preparo do donuts, comece a receita misturando todos os ingredientes secos: a farinha de trigo, o fermento biológico seco e o açúcar.
Em seguida, adicione os ingredientes molhados: o ovo, a isca de fermento natural e o leite. Lembre-se, nessa receita o leite é variável, adicione aos poucos até que não reste nenhum ingrediente seco.
Após esse processo, adicione a manteiga.
Nesse momento, acredite no processo. No início, pode parecer que a massa desandou e que não irá chegar na consistência adequada, mas continue trabalhando e verá que toda a manteiga será incorporada e sua mistura ficará linda novamente.
2º passo – Sovar
Vamos iniciar o processo de sova do donuts. Esse momento é importante para desenvolver a consistência necessária, que será responsável por manter a textura desejada após a fritura.
Sove por três minutos e, em seguida, estenda sobre a superfície de trabalho para adicionar o sal. Continue a amassar por mais três minutos.
Você sabe por que adicionamos o sal por último? O sal possui propriedades bactericidas, se adicionado antes, em contato direto com o fermento, pode afetar o resultado final do donuts.
Lembre-se! As mãos de cada pessoa têm uma temperatura diferente, então, se a massa começar a grudar, polvilhe um pouco de farinha sobre as mãos e continue a sovar. Nunca aplique a farinha diretamente sobre a massa, isso pode torná-la excessivamente pesada.
Para verificar se atingiu a elasticidade necessária para os seus donuts, retire um pedaço não muito pequeno e estique-o até obter uma espessura fina.
Se não rasgar facilmente, significa que você alcançou o estágio conhecido como “ponto de véu” e está pronto para avançar para a próxima etapa do processo.
Agora, deixamos descansar por 20 minutos antes de iniciar o processo de modelagem dos donuts.
3º passo – Modelagem
Chegou a hora de moldar os donuts!
Espalhe uma leve camada de farinha sobre a bancada e abra sua massa com a ajuda de um rolo.
Procure deixá-la uniforme, com aproximadamente 1,5 centímetro de espessura. Nesse momento, o formato ideal para a mistura aberta é que tenha 20cmx24cm.
Para cortar os donuts, existem três opções. Na primeira, você pode utilizar cortadores próprios, que já incluem o furo no meio, proporcionando o formato característico de rosquinha.
Caso não tenha esses cortadores, pode usar um aro tradicional e, em seguida, um bico de confeitar para criar o furo central da rosca.
Pronto, já temos as rosquinhas formadas!
Aproveite a massa restante para sovar novamente e leve para descansar mais 20 minutos antes de ser trabalhada novamente. Não é recomendável abrir e cortar imediatamente porque o glúten foi ativado, o que torna mais difícil o processo de moldagem.
Enquanto isso, arrume as rosquinhas já moldadas em uma assadeira, colocando cada uma sobre o papel manteiga para facilitar o manuseio durante a fritura. Para evitar que grudem, polvilhe um pouco de farinha sobre o papel.
Cubra as bandejas de donuts com um plástico ou um pano de prato e reserve por 60 minutos em um local tranquilo.
4º passo – Cocção
Para fritar os donuts, aqueça uma panela com óleo neutro, como óleo de girassol ou milho, até atingir uma temperatura média de cerca de 150 graus.
Certifique-se que o óleo não esteja excessivamente quente para evitar que os donuts fiquem crus por dentro.
Quando o óleo estiver pronto, coloque os preparos e, após alguns minutos, estarão prontos para serem retirados e finalizados!
5º passo – Decoração
Para decorar os donuts do modo tradicional, simplesmente passe-os pelo açúcar cristal, garantindo uma cobertura uniforme.
Se preferir, também é possível decorar com chocolate.
Para isso, derreta a cobertura no microondas e decore os donuts conforme desejar. Você pode utilizar castanha de caju picada, chocolate granulado ou uma combinação dos dois!
O resultado final deve ser donuts bem assados e extremamente macios.
Além de deliciosos, os donuts são ótimas opções para uma diversão culinária, especialmente quando se tem a participação dos pequenos chefs, como seus filhos, netos ou sobrinhos, na criação de diferentes coberturas e decorações.
Em momentos como esses, nada supera a alegria de preparar donuts fofinhos, transformando a cozinha em um verdadeiro parque de diversões gastronômico!
Ficou curioso e inspirado para testar outros processos do método “Ser feliz fazendo pão!”? Conheça o meu canal no Youtube que está cheio de vídeos com dicas e receitas. Visite o canal “Chef Mancuzo” e inspire-se!