Croissant

Croissant Francês: método fácil e sem segredos!

Hoje eu vou te ensinar a fazer uma receita de croissant fácil e sem segredos! Continue a leitura e assista o passo a passo.

O croissant é a receita ideal para o café da manhã ou da tarde. Mas a verdade é que, depois que você aprender essa receita, vai ter vontade de preparar o tempo todo!

Por isso, siga todos os processos e aprenda a fazer o croissant de um jeito fácil e sem segredos, tenho certeza que você vai tirar de letra essa receita. Vamos lá?

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo

120 g de açúcar

100 g de manteiga

50 g de ovos

15 g de fermento biológico seco

30 g de leite em pó

20 g de sal

500 ml de água

Para folhear

500 g de margarina folhada

Passo 1 – Preparo da massa

Em um recipiente grande, coloque a farinha de trigo e os ingredientes secos, menos o sal. Para misturar, uma mão vai na massa e a outra fica livre para adicionar os novos ingredientes.

Faça um buraco no centro do bowl e adicione os outros itens, nessa etapa, coloque apenas metade da água. O buraco no centro é importante para que não misture toda a farinha de uma vez, isso facilita com que não perca o ponto.

Quando começar a atingir uma boa consistência, coloque o restante da água e comece a misturar a farinha que está na borda do bowl. Depois de misturar bem os ingredientes, adicione a manteiga e continue mexendo.

Quando a sua massa já estiver caindo da mão, já está pronta para ir para a bancada. Jogue um pouco de farinha na mesa e nas mãos e inicie a sova.

Passo 2 – Comece a sovar

Sove até que atinja o ponto necessário.

Evite colocar farinha direto na massa, se ver que está grudando na mesa, pegue um pouco de farinha e passe somente nas mãos. Quando começar a apresentar elasticidade, adicione o sal e misture até que o ingrediente se incorpore.

Pronto, temos uma massa lisinha, agora é só deixar descansar.

Passo 3 – Faça as dobras

Na receita de croissant, eu indico que você trabalhe com a manteiga francesa, um tipo específico para essa receita. Caso não tenha acesso a esse ingrediente, também pode utilizar a margarina folhada.

Mas para conseguirmos adicionar essa quantidade de manteiga, precisamos deixá-la fina e com textura semelhante. Como fazer isso? Coloque em um saco plástico, pegue um rolo e comece a trabalhar na sua manteiga.

Chegou a hora de fazer a inclusão da manteiga, para isso, use o rolo para abrir um retângulo na massa. Atenção, o retângulo precisa ter a mesma altura que a manteiga.

Abriu a massa? Agora posicione a manteiga no centro e dobre a massa como se fosse um pacote, para que a manteiga não saia. Depois abra novamente com a ajuda do rolo, virando dos dois lados.

Após a distribuição, vamos trabalhar três dobras. Leve a ponta lateral até o meio, tire o excesso de farinha e dobra a outra ponta lateral por cima. Fez esse processo? Agora deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Na segunda dobra, repita o mesmo processo de distribuição. Depois dobre até a metade e, com a outra lateral, faça uma dobra dupla. Deixe descansar novamente.

Na terceira e última dobra repita tudo novamente. Mas atenção, dessa vez faça um corte na lateral para ajudar no folheado. Por fim, tire as laterais para que a massa fique folhada depois de assada.

Chegou a hora de cortar. Escolha o tamanho ideal e faça apenas a marcação. Quando trabalhamos com massa folhada, temos que cortar em guilhotina, não podemos arrastar a faca, senão estraga todo o folheado.

Faça o corte de guilhotina em todas as partes. Agora, você pode utilizar a ajuda de uma régua para fazer a marcação dos triângulos, faça uma marcação de forma diagonal nos seus retângulos, em seguida, faça o corte guilhotina novamente.

Tem todos os triângulos prontos? Faça um corte pequeno na base.

Agora pegue a massa, segure na base e dê duas puxadas delicadas para alongar o seu triângulo.

Passo 4 – Modelagem e cocção

Aquele pequeno corte no triângulo vai ser responsável pela base da sua modelagem.

Puxe as pontas dos triângulos para as laterais e comece a enrolar o croissant, chegou no final? Segure a ponta com o dedão e dê uma puxada na massa, esse buraquinho do seu dedo vai servir para encaixar.

Depois disso leve para a assadeira. Na assadeira, deixe um espaço entre cada croissant porque ele pode crescer e dobrar de tamanho.

Antes de levar para o forno, vamos passar uma mistura de ovo com um pouquinho de leite nos croissants e, pronto, já pode assar!

Temos aqui os nossos croissants devidamente assados, pão dourado e leve. Agora é só aproveitar essa deliciosa receita e preparar para a família. Como ficou o seu resultado? Deixe o seu comentário!

Ficou curioso e inspirado para testar outros processos de panificação natural? Conheça o meu canal no Youtube que está cheio de vídeos com dicas e receitas. Visite o canal “Chef Mancuzo” e inspire-se!

2 comentários em “Croissant Francês: método fácil e sem segredos!”

  1. Boa noite chef, me chamo Matheus e trabalho em uma padaria na minha cidade, aqui no MS. Gostaria de saber se esse coissant pode ser recheado com presunto e queijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *