Hoje vamos preparar um pão sírio caseiro, uma receita rápida, fácil e econômica! Confira o passo a passo e aprenda essa nova receita do famoso pão árabe.
O pão sírio, também conhecido como pão pita, é um tipo de pão levedado achatado, feito com farinha de trigo, e que é comum em vários países do Mediterrâneo, Oriente Médio e regiões vizinhas.
Essa receita pode ser consumida de diversas formas, mas no Brasil é comumente recheada com carne e/ou frango, ideal para pequenos lanches!
Ansioso para começar o preparo do pão sírio? Vamos lá!
INGREDIENTES
ISCA DO FERMENTO NATURAL
Fermento Natural – 50 g
Água – 25 ml
Farinha de Trigo – 25 g
MASSA
Farinha de Trigo – 300 g 100%
Fermento Biológico Seco – 3 g 1%
Açúcar – 10 g 3%
Isca do Fermento Natural – 100 g 30%
Água – 150 ml 50%
Azeite – 30 ml 10%
Sal – 7 g 2,5%
MODO DE PREPARO
1º passo – Faça a massa do seu pão sírio
Mais uma vez vamos utilizar dois tipos de fermento, o natural, que entra como um pré-fermento auxiliando na leveza e no sabor do pão, e o seco.
Chef, quero usar somente o fermento natural, como faço? Pode fazer a mistura da mesma forma, fazer as dobras e deixe fermentar por 12 horas. Depois continue a receita.
Caso você não tenha fermento natural em casa, não tem problema. Faça o processo da mesma forma descrita aqui e utilize a fermentação mista.
Vamos começar então misturando o fermento seco e o açúcar. Não se esqueça, uma mão vai na massa e a outra fica de apoio para adicionar os ingredientes.
Misture bem os ingredientes secos, faça uma cavidade e adicione os líquidos. O líquido é sempre variável, adicione aos poucos conforme sente a necessidade.
Verificou a massa e ainda tem ingrediente seco? Adicione todo o líquido e continue misturando até que esteja tudo incorporado.
Quando não tiver mais nada seco, coloque o azeite sem medo de ser feliz! Agora, acredite no processo e continue misturando até que o azeite faça parte da massa.
2º passo – Hora de colocar a mão na massa e sovar o pão
Coloque um pouco de farinha na bancada e comece a sovar o seu pão sírio.
Chef, por que preciso sovar o pão? A sova é importante para desenvolver a elasticidade responsável por segurar a fermentação. Por isso, sove até que a sua massa alcance o ponto de véu.
Lembre-se! Cada pessoa tem uma temperatura diferente na palma da mão, então, o tempo costuma variar bastante.
Assim que tiver alcançado uma boa elasticidade, adicione o sal e continue sovando até que a massa esteja esticando sem rasgar.
Agora, vamos deixar descansar para que você consiga modelar o pão sírio. Junte toda a mistura, boleie e deixe descansar.
Beijinho na massa e descanso de 20 minutos!
3º passo – Modelagem prática e rápida
Pão descansado? Chegou a hora da modelagem!
Para a modelagem vamos fazer o seguinte: abra a massa toda, pegue o cortador e corte vários pedaços. Cada pedaço vai representar um pão sírio.
Chef, mas o que eu faço com as partes que sobraram? Não precisa jogar fora, aqui nós não desperdiçamos nada! Junte as sobras, deixe descansar, depois abra de novo, corte e coloque na assadeira.
Cuidado com a espessura do seu pão, se você deixar mais grossa pode ficar muito alto. Já se deixar muito fina, pode ficar seco. Mantenha uma espessura média.
Agora, vamos levar o pão sírio para a assadeira. Nesse caso, vamos usar uma manta de teflon, por isso não é necessário untar antes. Caso você ainda não tenha a manta teflon, não se preocupe, é fácil de encontrar em qualquer loja de produtos de confeitaria ou de utensílios de cozinha. Ou apenas unte a assadeira, ok?
Todos os pães já estão acomodados na assadeira? Vamos para a fermentação final. Atenção ao tempo, mantenha por 30 minutos no máximo, assim o pão não corre o risco de ficar maçudo.
4º passo – Só mais 8 minutinhos e seu pão está pronto!
O que a gente vai fazer agora? Vamos levar pro forno doméstico!
O forno doméstico deve estar pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos.
Nós vamos colocar o pão sírio lá e, pronto, são apenas 8 minutos Isso mesmo, é uma cocção muito rápida.
No forno turbo, 150ºC graus durante 8 minutos também. Claro, o tempo vai depender muito do seu equipamento.
No forno de lastro, geralmente utilizamos 200 graus de 10 a 12 minutinhos.
Quando o pão sírio estiver douradinho por baixo, pode tirar do forno, tirar da assadeira e deixar esfriar em outro local, para evitar que a umidade amoleça a massa.
Vamos ver o resultado final do nosso pão sírio, olha lá, que legal! Fofinho e bem douradinho.
As crianças gostam muito do lanche feito com esse pão, viu? Fica a dica aí.
Ficou curioso e inspirado para testar outros processos de panificação natural? Conheça o meu canal no Youtube que está cheio de vídeos com dicas e receitas. Visite o canal “Chef Mancuzo” e inspire-se!