Pão nuvem: fofinho, macio e saboroso

O pão nuvem é semelhante a uma nuvem de algodão, fofinho, macio e saboroso. A receita leva esse nome justamente por essa característica, além disso, a massa é muito delicada.

Neste preparo, optamos pela técnica da fermentação mista, utilizando tanto o fermento natural quanto o fermento seco. No entanto, é possível optar por trabalhar apenas com um ou outro, mantendo a mesma quantidade indicada na receita.

Se você preferir utilizar apenas o fermento natural, siga o processo de fermentação longa. Realize todas as etapas, incluindo as dobras da massa. Em seguida, leve o preparo para a geladeira por 12 horas para uma fermentação mais lenta, e depois deixe-o descansar em temperatura ambiente por mais 1 hora antes de prosseguir com a modelagem.

Para quem optar pelo fermento seco, basta remover o fermento natural da receita e seguir todos os outros passos.
Vamos começar do pão nuvem, fofinho, macio e saboroso, mão na massa! E essa receita só é possível através do nosso método “Ser feliz fazendo pão!”.

Ingredientes

Isca do fermento natural

  • Fermento Natural 50 g
  • Água 25 ml
  • Farinha de Trigo 25 g

Massa

  • Farinha de Trigo 300 g                        100%
  • Fermento Biológico Seco 3 g               1%
  • Açúcar 30 g                                            10%
  • Ovo 1 unidade (50g)                             16%
  • Isca do Fermento Natural 100 g         30%
  • Leite Integral 140 ml                             47%
  • Manteiga 40 g                                        13%
  • Sal 7 g                                                      2,5%

Modo de preparo

1º passo – Preparar a massa

Vamos iniciar o preparo do pão nuvem misturando todos os ingredientes secos: a farinha, o fermento biológico seco e o açúcar.

Depois, adicione o ovo, a isca do fermento natural e o leite integral. Mas lembre-se, nessa receita o leite é variável, coloque aos poucos até que não reste nenhum ingrediente seco.

Comece a misturar e conte com a ajuda da espátula para retirar o excesso de massa da mão.
Quando já não houver nenhum ingrediente seco adicione a manteiga e acredite no processo! Após alguns minutos a manteiga estará incorporada e podemos começar a segunda etapa do pão nuvem!

2º passo – Sovar

O processo de sova do pão nuvem é importante para garantir que a sua massa tenha elasticidade o suficiente para segurar a fermentação.

Comece sovando por três minutos, depois abra na bancada e adicione toda a quantidade de sal. 

Você sabe por que é importante adicionar o sol por último? O sal é um ingrediente bactericida, se adicionarmos antes e ele tiver contato direto com o fermento natural, pode danificar a receita.

Após adicionar o sal, continue a sovar por mais três minutos, até que o seu pão atinja o ponto de véu.

Para conferir o ponto de véu, separe um pedaço de massa e estique até que esteja bem fina, por isso o nome “ponto de ´véu”. Se o preparo não rasgar com facilidade significa que está com a elasticidade adequada e irá fermentar da forma correta.

Agora, deixe o pão nuvem descansar por 20 minutos, cubra com um pedaço de plástico ou um pano de prato.

3º passo – Pré-modelagem

Após o período de descanso, reparta a sua massa em nove partes iguais e boleie para que todos fiquem bem redondinhos. 

Deixe descansar novamente por mais 15 minutos.

Nesta receita, cada pedaço deve ter em média 70 gramas. Assim, conseguimos colocar três em cada forma com a medição de 8cmx20cmx5cm, são 210 gramas em cada.

Atenção, não coloque pouca massa na sua assadeira. Mas como saber qual a quantidade correta para o pão nuvem perfeito?

Você pode utilizar um cálculo para saber exatamente quanto colocar. Comece multiplicando as três dimensões da sua forma, por exemplo, a que costumo usar nos meus preparos tem 8x20x5 = 800. Agora, multiplique o resultado por 0,25 (800 x 0,25 = 200 g).

A quantidade pode variar, mas não pode ser muito diferente. O problema é quando colocamos uma quantidade pequena e ela não cresce no tamanho ideal.

4º passo – Modelagem

Para a modelagem do pão nuvem, vamos buscar técnicas que proporcionem uma leveza no resultado final.

Inicialmente, abra a massa em 20cmx10cm. Depois, dobre a parte de cima até o meio e faça o mesmo com a parte de baixo. Repita o processo com todas as unidades.

Em seguida, jogue um pouco de farinha na bancada e abra novamente, utilize um rolo nesse processo. Mantenha a parte onde foi feita a emenda virada para cima, assim a superfície do pão ficará lisinha.

Ao abrir, mantenha a modelagem na medida da lateral da forma. Neste caso, 20 centímetros.

Para finalizar, enrole todo o pão. Ao final, aperte um pouco para ele selar bem. Repita o processo em todos os pedaços.

Ao colocar na forma, não se esqueça de untar com um pouco de óleo e farinha, dê um dedo de espaço entre cada pedaço, afinal, durante a fermentação eles irão crescer e preencher a assadeira. 

Agora, vamos aguarde a fermentação final por em média 60 minutos. Lembre-se de cobrir com um plástico ou um pano de prato.
Por fim, antes de levar ao forno pincele uma mistura de gema de ovos com leite para que o pão nuvem fique dourado.

5º passo – Cocção

Para a cocção do pão nuvem, vamos usar o forno doméstico. Mas você pode usar outras opções se preferir.

Leve o preparo para o forno doméstico pré-aquecido por 20 minutos a 180 graus. Mantenha nesta temperatura por 10 minutos, em seguida, abaixe a temperatura para 160 graus e aguarde mais 20 minutos.

Caso use o forno turbo, mantenha o preparo por 170 graus durante 10 minutos e finalize com 150 graus por mais 20 minutos. No forno de lastro, asse por 30 muitos a 200 graus.

Prontinho! Depois de retirar o pão nuvem do forno, passe uma camada de manteiga enquanto ele ainda estiver quente, isso dará um brilho e sabor incrível para essa receita.

Espere mais cinco minutinhos para desenformar e lembre-se de deixar que ele esfrie em outra superfície, para que ele não fique úmido.

O objetivo do pão nuvem é que ele fique macio, leve e desfiando. Pode ter certeza que é o mais fofinho dos pães!

E o pão nuvem vai bem com tudo, pode ser perfeito para montar sanduíches, uma mesa de café e muito mais, use a sua criatividade!
Ficou curioso e inspirado para testar outros processos do método “Ser feliz fazendo pão!”? Conheça o meu canal no Youtube que está cheio de vídeos com dicas e receitas. Visite o canal “Chef Mancuzo” e inspire-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tablet-ebook-panificaçao

Baixe agora

Aprenda diferentes tipos de fermentação e +10 receitas detalhadas utilizando fermentação longa.