Cinnamon Roll: o irresistível sabor do pão de canela!

Cinnamon Rolls são uma espécie de pão doce de origem sueca, enroladinhos de canela muito fofinhos e cremosos, graças ao recheio com manteiga, açúcar e canela.

Essa sobremesa pode ser servida no café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar. Cinnamon Roll vem sendo a estrela dos doces, porque além de deliciosa também pode servir de decoração para a sua mesa.

Na receita de hoje, vamos ter um diferencial que vai deixar a sobremesa ainda mais gostosa: a cobertura com cream cheese, manteiga e açúcar! 

Mas se você estiver acostumado a preparar outra calda, tudo bem, pode trocar, mas não deixe de experimentar essa opção!

INGREDIENTES

ISCA DO FERMENTO NATURAL

Fermento Natural – 50 g

Água – 25 ml

Farinha de Trigo – 25 g

MASSA

Farinha de trigo – 300 g                           100%

Fermento Biológico Seco-  3 g                    1%

Açúcar – 30 g                                            10%

Ovo – 1 unidade                                        16%

Isca do Fermento Natural – 100 g              30%

Leite Integral – 150 ml                                50%

Manteiga – 40 g                                         13%

Sal – 5                                                      1,5%

RECHEIO

Manteiga – 40 g

Açúcar Mascavo – 80 g

Canela – 4 g

COBERTURA

Cream Cheese – 80 g

Manteiga – 25 g

Açúcar de Confeiteiro – 50 g

MODO DE PREPARO

1º passo – Misture os ingredientes

Mais uma vez vamos trabalhar com uma fermentação mista, temos o fermento biológico seco, que será o responsável pela fermentação rápida, e o fermento natural, que vai auxiliar na leveza e no sabor do pão.

Chef, mas eu quero trabalhar com o fermento natural. Como que eu faço? Tira o fermento seco da jogada, nesse caso você vai precisar fazer todo o método da fermentação natural.

Chef, eu não tenho fermento natural ainda ou não tenho interesse em trabalhar fermentação natural. Como que eu faço? Tira o fermento natural da receita e segue o mesmo modo de preparo, não precisa aumentar a quantidade de fermento seco. 

Misturamos então o fermento seco o açúcar, uma mão vem na massa e a outra fica livre para eu colocar os outros ingredientes. Mistura bem, faz uma cavidade no centro para colocar o líquido: o ovo, o fermento natural e metade do leite, o líquido é sempre variável. 

Faça essa mistura e vá tirando o excesso de farinha que está na borda do bowl, misture bem e adicione um pouco mais de leite se preciso. Nesse momento, é interessante contar com a ajuda da terceira mão, que é espátula.

Chegou o momento de adicionar o gordura! Acredite no processo, pode parecer que precisa de mais farinha, mas não, basta você misturar bem que a manteiga vai se incorporar à massa.

2º passo – Leve a massa para a bancada

Agora, vem para a bancada, adicione um pouco de farinha e comece o processo de sova.

Por que é importante sovar o pão? Porque a gente tem que desenvolver a elasticidade, a rede de glúten é formada através da sova. 

Sove sua massa até atingir uma boa elasticidade, nesse momento, adicione o sal e sove por mais cinco minutos em média. 

Confira novamente a elasticidade, pegue um pedaço, estique até deixar bem fininho e veja se está rasgando, se não estiver, sua Cinnamon Roll está pronta para o descanso.

O que faz agora? Deixe essa massa descansar por 20 minutos, assim estará pronta para ser modelada.

Enquanto a Cinnamon Roll descansa, quero convidar você para dar uma conferida no meu Instagram (@ChefMancuzo), lá eu posto informações diárias sobre a arte da panificação, não fique de fora!

3º passo – Prepare o recheio e a modelagem da Cinnamon Roll

Para o recheio do pão doce, tenho 40 g de manteiga, 80 g de açúcar e 4 g de canela em pó. Caso você não queira trabalhar com o açúcar mascavo, pode substituir por açúcar cristalizado, sem problemas.

A massa já está descansada? Então, vamos abrir ela em um retângulo. Depois de aberta, passe bastante manteiga e adicione o mistura do açúcar com a canela, o recheio da Cinnamon Roll, mas cuidado para deixar uma bordinha de um centímetro para fechar o pão.

Por fim, comece a enrolar a Cinnamon Roll, comece por baixo com calma, ao chegar no final, iguale as laterais e confira se está bem fechadinho. Na parte de baixo, você vai realizar os cortes das fatias, para isso, use uma faca bem afiada e corte com uma média de dois dedos de distância.

Chegou a hora de colocar a sobremesa na assadeira, hoje vamos utilizar uma fôrma lisa e uma manta de teflon, que vai substituir a necessidade de untar. Coloque a massa na assadeira e dê uma leve apertadinha para que ela não cresça tanto e transborde.

Agora, aguarde 40 minutos para que aconteça a fermentação final. Esse tempo varia de acordo com a temperatura da sua cidade. Estou em Presidente Prudente e a temperatura média é de 27ºC, por isso, vou deixar 40 minutos. Mas aí na sua casa pode variar de acordo com o clima.

4º passo – Faça a cobertura!

Enquanto o pão está na fermentação final, aproveite para preparar a calda que vai em cima do pão quando ele sair do forno. Nessa etapa, vamos utilizar uma base de manteiga e açúcar de confeiteiro.

São 24 g de manteiga, 80 g de cream cheese e 50 g de açúcar.

Vamos colocar a manteiga com cream cheese, misturar bem e colocar o açúcar. Agora é só misturar até deixar tudo homogêneo. A consistência ideal para essa mistura é um creme, se a sua estiver muito rígida ainda, pode colocar um pouquinho de leite.

A mágica vai acontecer quando o pão sair do forno, ainda quente, e você adicionar essa cobertura. Vai deixar com um sabor muito especial!

5º passo – Leve para o Cinnamon Roll para o forno

O forno doméstico deve estar pré-aquecido a 20 minutos a 180ºC. Coloque o pão nessa temperatura e mantenha por 10 minutos. Depois desse tempo, dê uma olhadinha, vire a assadeira se for preciso, e deixe mais 5 minutos a 160ºC, abaixe a temperatura para finalizar a cocção.

No forno turbo, coloque 160ºC de 10 a 12 minutos. 

No forno de lastro, são 200ºC entre 15 a 20 minutos.

Cinnamon Roll já está assada e bem dourada! Aproveite que ainda está quente para adicionar o cobertura de cream cheese, ela vai derreter e deixar o pão saboroso e com um aroma irresistível.

Gostou do resultado? Não se esqueça de compartilhar o resultado lá no Instagram e me marcar @ChefMancuzo.

Ficou curioso e inspirado para testar outros processos de panificação natural? Conheça o meu 

canal no Youtube que está cheio de vídeos com dicas e receitas. Visite o canal “Chef Mancuzo” e inspire-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tablet-ebook-panificaçao

Baixe agora

Aprenda diferentes tipos de fermentação e +10 receitas detalhadas utilizando fermentação longa.